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Estudante da UFSC apresenta à Unesco aplicativo que previne a dengue por meio da IA

O estudante de Ciências da Computação da UFSC, Pedro Philippi Araujo, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), foi convidado pela Unesco para apresentar um projeto e a sua experiência de aprender Inteligência Artificial no Digital Learning Week 2023, em Paris, que ocorre no início de setembro. Ele desenvolveu um app de prevenção a dengue por meio do reconhecimento de padrões complexos em imagens. O projeto do estudante é orientado pela professora do departamento de Informática e Estatística, Christiane Gresse von Wangenheim, em cooperação com o professor Carlos José de Carvalho Pinto, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia.

O acadêmico, que é bolsista do Computação na Escola (onde o projeto foi realizado), trabalhou no app XôDengue, utilizado para a classificação de imagens de larvas de mosquitos usando Deep Learning – um método em Inteligência Artificial (IA) que ensina os computadores a processar dados de uma maneira inspirada no cérebro humano. Isto envolve o treinamento de uma rede neural profunda com um grande conjunto de dados de imagens rotuladas, onde cada imagem é associada a uma classe específica. Uma vez treinado, o algoritmo pode classificar novas imagens comparando seus recursos com os padrões aprendidos e gerando o rótulo de classe previsto. No caso do app desenvolvido por Pedro, 1900 imagens estão no conjunto de dados.

O objetivo do projeto que Pedro participou era produzir material didático para o ensino de Inteligência Artificial na Educação Básica de forma prática e interdisciplinar. Desta forma, desenvolveu como caso exemplo o aplicativo móvel XôDengue. Alinhado às metas de sustentabilidade da Unesco, o app tem o objetivo de auxiliar na prevenção da dengue, permitindo tirar fotos de uma larva de mosquito encontrada em casa e, usando Deep Learning, classificá-la. Atualmente, o mecanismo permite classificar larvas de Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex.

O app já foi desenvolvido e está em fase de finalização, com lançamento previsto inicialmente para aplicativo Android. O produto já recebeu uma menção honrosa no App Inventor Appathon (EUA), organizado pela App Inventor Foundation, dos Estados Unidos.

A Digital Learning Week é o evento anual de destaque da Unesco sobre aprendizagem digital para orientar a transformação digital da educação centrada no ser humano. O evento reúne a comunidade global de formuladores de políticas, profissionais, educadores, parceiros do setor privado, pesquisadores e agências de desenvolvimento para responder em conjunto à nova dinâmica em torno da aprendizagem digital, focando neste ano especificamente no ensino de Inteligência Artificial.

Fonte: UFSC

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