UFSC

Equipe da UFSC participa da maior competição de foguetes da América Latina

A Kosmos Rocketry, equipe de competição de foguetes do Centro Tecnológico de Joinville, da Universidade Federal de Santa Catarina (CTJ/UFSC), irá participar da Latin American Space Challenge 2023 (LASC 2023), a maior competição de engenharia de foguetes e satélites experimentais da América Latina. O evento ocorre entre os dias 24 e 27 de agosto no Cabo Canavial, em Tatuí, estado de São Paulo e conta com a presença de 89 equipes de engenharia de vários países.

O grupo concorre no Rocket Challenge, categoria de foguetes com 3 km de apogeu com sistema de propulsão sólida. “A equipe inteira está muito ansiosa para ver nosso foguete conquistando os céus. Além da animação pelo momento do lançamento, estamos muito empolgados com o evento e com toda a experiência que ele significa para nós”, diz Eduardo Henrique Koscianski, diretor de Projetos Mecânicos do time. Ele completa falando que a competição representa uma oportunidade única para conhecer outras equipes, trocar experiências, estabelecer novas amizades, absorver conhecimento e integrar cada vez mais os membros da Kosmos. 

A equipe começou a preparação logo após a LASC 2022. Eduardo explica que após retornarem da competição, começaram a desenvolver o projeto do VLK III, o foguete que irá participar da LASC 2023. A construção do foguete começou em maio, quando as primeiras seções das fuselagens começaram a ser laminadas. Ao longo dos últimos meses, ocorreu a implementação de diversas melhorias e aprimoramentos em todos os aspectos do foguete, desde a estrutura e os sistemas embarcados até a estética. A preparação não envolveu apenas a construção do foguete, já que a equipe de marketing, comercial e de eventos, responsável por divulgar o trabalho da equipe, arrecadou fundos para viabilizar o projeto e organizou a viagem para a LASC 2023. 

Para conseguirem ir ao evento, foram realizados workshops de minifoguete para as escolas de Joinville e região. Também houve a venda de produtos produtos personalizados da Kosmos e do curso de Engenharia Aeroespacial, além dos patrocinadores e apoiadores que ajudam financeiramente a equipe.

Criada em 2013, essa não é a primeira competição em que a equipe participou. Em 2022, participaram da Spaceport America Cup (SAC), a maior competição de foguetes universitários do mundo. 

Para mais informações, acesse o Instagram da equipe.

Leticia Schlemper/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Fonte: UFSC

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo