saúde

Dr Thiago Silveira, de Florianópolis, orienta sobre “Emagrecimento no início do ano”

Fevereiro iniciou com metas! Nesse momento pós-Janeiro e no intervalo antes do Carnaval, é comum ter uma pressão para restabelecer a mesma rotina de antes, observar as evoluções corporais ou, até mesmo, tentar compensar os comportamentos do final do ano com exagero de exercícios físicos ou restrições alimentícias. Mas afinal, qual o método certo?

O Dr Thiago Silveira Pereira é médico nutrólogo. Ligado à Academia Brasileira de Saúde Funcional Integrativo e com atendimentos em Florianópolis, Dr Thiago Silveira é pesquisado como uma referência em emagrecimento saudável. Em entrevista recente, Dr Thiago alertou sobre os riscos em “emagrecer por conta própria e sem acompanhamento médico”. Para emagrecer ou perder os inchaços que a ingestão em excesso de álcool e açúcares provoca, é necessário gastar mais calorias do que a quantidade ingerida diariamente, sem se exceder e poder provocar lesões.

A preocupação aumenta quando percebemos o estudo americano que mostra que, cada vez mais, pessoas tentam emagrecer por conta própria e têm risco de vida. 32% fazem isso no mês de Fevereiro! A pesquisa analisou dados de 50 mil adultos entre os anos de 1999 e 2016. O aumento da obesidade nos últimos anos resultou no aumento também de pessoas tentando perder peso, muitas vezes sem o acompanhamento de um médico nutrólogo.

Nos últimos 15 anos, houve um crescimento do sobrepeso e da obesidade e, ao mesmo tempo, do desejo das pessoas de perder esse peso, de acordo com uma análise transversal de um novo estudo. Usando os conjuntos de dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (National Health and Nutrition Examination Survey, NHANES), o índice de massa corporal (IMC) dos adultos americanos aumentou de 27,96 kg/m² em 1999-2021 para 29,39 kg/m² em 2015-2016. Uma proporção significativamente maior de participantes do estudo disse que estava tentando emagrecer, subindo de 34% durante o ciclo inicial da pesquisa para 42% até 2015-2016 (p<0,001).


A análise incluiu dados de quase 50.000 pessoas com mais de 20 anos de idade que participaram de um dos nove ciclos de pesquisa iniciados em 1999 e 2000. Os adultos pesavam cerca de 2,77 kg, em média, a mais em 2015-2016 do que em 1999-2021. Mas Dr Thiago analisa: “É possível emagrecer de maneira saudável e conquistar a felicidade “.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo