Santa Catarina Registra Alarmante Aumento de 910% nos Casos de Dengue no Início de 2024
Santa Catarina enfrenta uma preocupante elevação de 910% nos casos de dengue durante os primeiros 23 dias de janeiro de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme dados divulgados pelo governo estadual em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (25).
Os números revelam um total de 4.043 casos prováveis da doença, com uma fatalidade confirmada em Joinville. Esta cidade, juntamente com outras 12 no Norte do estado, receberá a vacina contra a dengue a partir de fevereiro, direcionada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos.
A Secretaria de Estado da Saúde aguarda informações oficiais do Ministério da Saúde sobre a distribuição das vacinas e ressalta que a aplicação será baseada em critérios como alta transmissão da dengue em 2023 e 2024, além da predominância do sorotipo DENV-2 do vírus.
Embora as medidas de combate incluam a leiloação de veículos para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, a Secretaria de Saúde ressalta a importância da prevenção, divulgando orientações detalhadas para a população.
O governo estadual também anunciou intensificação nas ações de comunicação sobre prevenção e destaca a necessidade de atenção aos sintomas da dengue, indicando que qualquer pessoa com sinais da doença deve buscar atendimento médico imediato.