Operação “Desmonte”: ação conjunta fiscaliza desmanches de veículos em municípios de Santa Catarina
políciaSanta Catarina

Operação “Desmonte”: ação conjunta fiscaliza desmanches de veículos em municípios de Santa Catarina

A Polícia Científica de Santa Catarina participa nesta quinta-feira, 28, da Operação “Desmonte”, que envolveu a Polícia Civil, o Detran e a Receita Estadual no trabalho de fiscalização de desmanches de veículos no estado. Com o trabalho coordenado pela Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), foram vistoriados estabelecimentos de pelo menos 18 municípios, entre eles, Criciúma, Araranguá, Tubarão, Palhoça, Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville, Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Canoinhas, Caçador, Joaçaba, Lages, Blumenau, Chapecó, Xanxerê, Faxinal dos Guedes e São José.

A operação contou com a atuação da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, que subsidiou os trabalhos com relatórios sobre os pontos mapeados que foram fiscalizados. O Detran/SC auxiliou na fiscalização de cunho administrativo e técnico, enquanto que a Receita Estadual realizou fiscalização tributária em Florianópolis e Blumenau.

O diretor de Criminalística da Polícia Científica, perito Tiago Petry, revela que esta foi a maior operação que já coordenou. “São 26 viaturas e 63 profissionais atuando simultaneamente em todo o estado. Um belo trabalho conduzido pelo setor de identificação veicular, que se somou à excelente atuação dos demais órgãos envolvidos”, destaca.

O trabalho da Perícia Oficial tem por objetivo verificar os sinais identificadores de fábrica, tanto para constatar sua originalidade quanto para detectar adulterações – remarcações, descaracterização e/ou transposição de superfície de suporte – em algum sinal identificador. No caso de irregularidades, a perícia criminal auxilia na identificação do veículo examinado, por meio da recuperação de numeração original suprimida.

Além de diversas notificações, os números parciais já apontam prisões, apreensões de fios de cobre, peças e motores roubados.  

Fonte: Polícia Científica de Santa Catarina

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo