Instituto do Meio Ambiente Aponta Impropriedade Total para Banho na Praia Central de Balneário Camboriú
O primeiro relatório da temporada 2023/2024 do Instituto do Meio Ambiente do estado (IMA) revelou que a Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, está totalmente imprópria para banho. O estudo analisa 10 pontos ao longo da orla, indicando preocupações significativas.
A Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa) explicou em comunicado que fatores como chuvas intensas e a eficácia do tratamento do esgoto influenciam diretamente na balneabilidade da Praia Central.
A ampliação da Praia Central, realizada há dois anos, elevou a média da faixa de areia de 25 para 70 metros.
O relatório do IMA compila as últimas cinco análises semanais consecutivas, iniciadas em 6 de novembro. Destaca-se que o ponto mais preocupante da semana, localizado em frente à Rua 2000, apresentou um elevado índice de 14.136 bactérias Escherichia coli por 100 mililitros de água. Para ser considerado próprio para banho, o limite máximo desse micro-organismo no mar deve ser de 800 por 100 mililitros.
O relatório do IMA estabelece que, para um ponto ser classificado como próprio, é necessário que, em 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, o nível de bactérias Escherichia coli não ultrapasse 800 por 100 mililitros.