Guabiruba Pode se Tornar a Capital Catarinense do Pelznickel com Reconhecimento Oficial
Na última quarta-feira (13), os deputados estaduais de Santa Catarina aprovaram por unanimidade o projeto de lei que visa conferir a Guabiruba, no Vale do Itajaí, o título oficial de Capital Catarinense do Pelznickel. O projeto, fundamentado na tradicional celebração natalina que envolve o Papai Noel do mato, agora aguarda a sanção do governo.
A tradição do Pelznickel, herança dos colonizadores germânicos, destaca-se com a presença de um monstro barbudo feito de galhos de árvore que percorre as ruas da cidade próximo ao dia 24 de dezembro. A lenda do Pelznickel, cujo nome une “pelz” (pelagem em alemão) e “Nickel” (diminutivo de Nicolau), remete ao monstro que, a partir do dia 6 de dezembro, sai da mata para verificar o comportamento das crianças. Segundo a narrativa, se não melhorarem até o Natal, o monstro as levará para a floresta.
Com a aprovação, Guabiruba poderá oficialmente ostentar o título, fortalecendo uma tradição enraizada entre os povos germânicos e em áreas colonizadas por grupos europeus. Em 2018, a tradição na cidade já havia recebido o reconhecimento como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura.