Bombinhas apresenta nova marca da cidade na próxima quarta-feira
Para fortalecer a imagem, os atrativos e as potencialidades de Bombinhas, na próxima quarta-feira (03) será apresentada a nova marca e identidade visual da cidade. O evento de lançamento será às 19h30, no auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola, seguindo os protocolos de segurança da pandemia. Na ocasião também será apresentada a programação de eventos para a temporada 2021/2022.
A nova marca de Bombinhas é resultado de um projeto de place branding, desenvolvido no primeiro semestre de 2021, através do Programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/SC. O projeto contou com o envolvimento de 70 pessoas de diferentes setores, como representantes da iniciativa privada, moradores e servidores públicos, que participaram da construção do novo conceito visual e verbal da cidade.
A partir do lançamento oficial, a ideia é que o trade turístico, a comunidade em geral e os órgãos públicos possam se apropriar danova marca. Para a secretária de turismo e desenvolvimento econômico de Bombinhas, Bianca Seibt, a nova identidade será fundamental para ofortalecimento e divulgação do destino turístico.
“A nova identidade vem com a proposta de despertar o sentimento de pertencimento e estimular que todos falem a mesma linguagem e utilizem a marca para promover o destino, inclusive na divulgação dos produtos e serviços”, afirma.
Place branding e a nova marca
O place branding é uma metodologia que busca fortalecer a identidade do local a partir do envolvimento colaborativo e da participação de diferentes atores da sociedade para despertar o sentimento de orgulho e pertencimento, atrair turistas e investimentos, potencializar as singularidades do local e se diferenciar como destino.
De acordo com Gisella Simões, sócia-diretora do Instituto de Design, Inovação e Tecnologia – IDIT e consultora contratada para a realização do processo, na prática o place branding se refere a um conjunto de estratégias, soluções e projetos para posicionar Bombinhas num outro patamar. “Toda identidade visual e o sistema gráfico tiveram o objetivo de posicionar Bombinhas como uma cidade boa para viver, para morar, para empreender e turistar”, explica.
O processo de place branding foi dividido em quatro etapas: mapa de valor, mapa do público-alvo, mapeamento das estratégias mercadológicas e de destino, e entrega do conceito visual e verbal da marca.
Renieri Balestro é empresário e participou de todo o processo de place branding. “Meu desejo é que essa marca se estabeleça como a marca da cidade de uma forma generalizada, para todo o trade, porque ela tem muito para contribuir com a identidade do destino Bombinhas”, afirma.
Agora, um comitê de governança, formado por lideranças que participaram do projeto, vai planejar as ações a partir das estratégias que buscam o reposicionamento da cidade.
Serviço:
O quê: Lançamento da nova marca de Bombinhas e apresentação da programação de eventos da temporada 2021/2022
Quando: 03 de novembro (quarta-feira), às 19h30
Onde: auditório do CEIT Leonel de Moura Brizola – Bloco B/3º andar (R. Japim, 310 – Bombas)
Mais informações: (47) 3393-7320 – Setur Bombinhas
Fonte: Prefeitura de Bombinhas