Baixo desempenho de Jorginho Mello em pesquisa espontânea acende alerta no governo

A mais recente pesquisa Futura Inteligência, contratada pela Apex Partners e divulgada com exclusividade pela RCN, trouxe um sinal de alerta para o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). Apesar de ocupar o cargo mais alto do Executivo estadual, o governador aparece com apenas 25% das intenções de voto no cenário espontâneo — quando o eleitor é questionado em quem pretende votar sem que nomes sejam apresentados.

O número é considerado baixo para quem está no comando do Estado e tem a máquina pública nas mãos. Ainda mais preocupante é o fato de que mais da metade dos eleitores (54,7%) afirmaram não saber em quem votar ou preferiram não responder. A leitura é de um cenário de desconexão com o eleitorado e de baixa consolidação de liderança, mesmo entre os que conhecem o atual governador.
Outros nomes citados na pesquisa aparecem bem atrás, como o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), com 8,3%, e os prefeitos Topázio Neto (Florianópolis, PSD) e Adriano Silva (Joinville, Novo), ambos com 0,3%. Já o deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) foi citado por apenas 0,1% dos entrevistados.
A pesquisa também apontou que 50% dos entrevistados reprovam a saúde pública do governo Jorginho Mello e 42% consideram ruim a segurança do Estado.
O levantamento foi realizado por telefone com 844 eleitores de Santa Catarina, com 16 anos ou mais, entre os dias 25 de março e 3 de abril de 2025. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.