Política

Tensão na Fronteira: Venezuela Envia Tropas para Essequibo, Rico em Petróleo, em Meio a Disputa Diplomática

O governo da Venezuela anunciou hoje (28) o envio de tropas militares para a fronteira com a Guiana, especialmente na região disputada de Essequibo, conhecida por suas ricas reservas de petróleo. O presidente Nicolás Maduro, em um pronunciamento transmitido pela TV venezuelana, revelou que 5,6 mil homens estariam prontos para a operação.

O gesto de Maduro é interpretado como uma resposta ao anúncio do Reino Unido de enviar um navio militar para a costa da Guiana, uma nação que fazia parte das antigas colônias britânicas. O HMS Trent, da Marinha Real, inicialmente destinado ao combate ao tráfico de drogas no Caribe, será redirecionado para a costa guianesa.

Essa movimentação geopolítica também envolve os Estados Unidos, aliados da Guiana, que anunciaram sobrevoos militares na região e estão considerando a possibilidade de estabelecer uma base militar em Essequibo. O governo venezuelano classificou tais ações como provocativas.

A situação agravou-se em novembro, quando a Venezuela realizou um referendo sobre a anexação de Essequibo, uma região que corresponde a 70% do território da Guiana, mas que a Venezuela reivindica como historicamente sua. Apesar da baixa participação no referendo, o presidente venezuelano aprovou a anexação, apresentando novos mapas oficiais com a região como parte integrante do país. A disputa levanta preocupações sobre a estabilidade na região e a busca por uma solução diplomática permanece desafiadora.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo