Protestos na prefeitura de Floripa pelo Passaporte de vacina
Manifestantes realizaram um protesto nesta quarta-feira (27) contra o passaporte da vacina que entrará em vigor no dia 16 de novembro. Cerca de 50 pessoas estavam com cartazes em frente ao prédio da prefeitura, no centro de Florianópolis.
O prefeito da Capital, Gean Loureiro, comentou sobre o protesto no Twitter e afirmou que o passaporte da vacina será publicado. O decreto terá medidas que já foram anunciadas como, por exemplo, que adultos com 18 anos ou mais terão que comprovar a vacinação com a 2ª dose, enquanto pessoas de 12 a 17 anos precisam ter, ao menos, a 1ª dose para participar dos eventos.
Onde será obrigatório o passaporte
O passaporte será obrigatório em estabelecimentos e serviços que pertencem ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas. Já estrangeiros, que não possuem cadastro no SUS, poderão entrar nos estabelecimentos se apresentarem o comprovante de vacinação do seu país de origem.
Ainda de acordo com o decreto, locais, como restaurantes e hotéis com público abaixo de 500 pessoas, onde o passaporte não for obrigatório, poderão adotar a medida. Para isso, eles receberão o Selo Local Seguro, que será fornecido pela Secretaria Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico. Os estabelecimentos também serão divulgados em uma lista no site da prefeitura.