Defesa Civil Alerta: Instabilidades Persistem em Santa Catarina, com Riscos de Temporais e Alagamentos
As instabilidades climáticas continuam a afetar Santa Catarina, podendo resultar em temporais, chuvas intensas e alagamentos, conforme a previsão da Defesa Civil, estendendo-se até domingo (21). Além disso, a Defesa Civil emitiu um alerta para possíveis ocorrências decorrentes desse cenário.
Nesta quarta-feira (17), uma frente fria formou-se sobre o Rio Grande do Sul e avançou para Santa Catarina, intensificando os temporais devido ao calor intenso e à umidade elevada, com máximas atingindo até 36°C em algumas regiões do estado. A Defesa Civil destaca um risco alto para alagamentos e enxurradas pontuais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, partes do Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, enquanto nas demais áreas o risco é moderado.
A tempestade recente na região sul de Santa Catarina, ocorrida na noite de terça-feira (16) e madrugada de quarta-feira (17), resultou em ruas alagadas em Criciúma e ventos superiores a 100 km/h em Laguna, causando impactos significativos.
A previsão para os próximos dias indica que as instabilidades persistem, mantendo-se a chance de temporais na quinta-feira (18) devido à influência de uma frente fria e área de baixa pressão. Na sexta-feira (19), apesar da frente fria se deslocar para o Norte, a atmosfera instável e o fluxo de ar úmido podem resultar em temporais isolados nas áreas de divisa com o Paraná. O sábado (20) ainda traz a possibilidade de temporais isolados, e no domingo (21), embora as instabilidades diminuam, as chuvas persistem, favorecidas pela circulação marítima, especialmente entre o Meio Oeste e o litoral. A Defesa Civil alerta para riscos meteorológicos durante esse período.