Chuva Causa Estragos em Joinville: Três Famílias Desabrigadas e Várias Ocorrências Registradas
A chuva que atingiu Joinville na quinta-feira (11) deixou um rastro de destruição, interditando casas e resultando em pelo menos três famílias desabrigadas. A Defesa Civil registrou 24 ocorrências, incluindo queda de muros, galhos de árvores, deslizamentos e alagamentos.
Quatro imóveis, localizados nas ruas Paulo Goedert, dos Ciprestes, e José Moacyr Lima Bitencourt, foram interditados, sendo três deles na região de Paranaguamirim e um no bairro Parque Guarani. Apesar do ocorrido, não houve registros de feridos, mas sete pessoas precisaram deixar as residências afetadas, buscando abrigo com familiares e amigos.
A queda de muros ocorreu em diferentes bairros, incluindo Boehmerwald, São Marcos e Itaum. Além disso, mais de 40 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica, sendo a região do Vila Nova, estrada do Atalho e a zona Sul da cidade as áreas mais afetadas. A Celesc informou que os ventos e alagamentos foram responsáveis pela queda de árvores sobre a rede e a quebra de postes.
A previsão indica que mais chuvas podem ocorrer, mantendo o alerta para o risco de deslizamentos. A Defesa Civil está em estado de Alerta Laranja, com equipes prontas para atuar rapidamente. Moradores em áreas de risco devem estar atentos a sinais de movimentação de terra e acionar os órgãos competentes em caso de emergência. O contato pode ser feito com a Defesa Civil de Joinville pelo número 199 ou com os Bombeiros Voluntários pelo 193. Outras cidades da região Norte também registraram danos devido ao temporal.