Democracia Inabalada”: Cerimônia Marca um Ano dos Atos Antidemocráticos no Congresso Nacional
Nesta segunda-feira (8), às 15h, o Congresso Nacional será palco de uma cerimônia significativa que marca a passagem de um ano dos atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Sob o nome “Democracia Inabalada”, o evento tem como propósito reafirmar a importância e a robustez da democracia brasileira.
Diversas autoridades do país estarão presentes, incluindo o presidente Lula (PT), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso. A cerimônia, que contará com cerca de 500 convidados, busca simbolicamente restituir ao patrimônio público alguns itens que foram depredados durante a invasão.
Destaque para a reintegração à sociedade de uma tapeçaria de Burle Marx, vandalizada durante os eventos, após passar por uma minuciosa restauração. Além disso, uma réplica da Constituição Federal de 1988, recuperada sem danos após ter sido furtada da sede do Supremo, também será devolvida ao patrimônio público.
Um manifesto assinado por 30 senadores, liderados por Rogério Marinho (PL-RN), destaca o compromisso desses parlamentares em promover uma “investigação profunda e independente” dos acontecimentos de 8 de janeiro do ano passado. O documento condena os atos de violência e depredação, atribuindo o episódio a “falhas” por parte do governo federal em contê-los.