Desenvolvimento econômico

Cuias de Chimarrão: Soeli Fagundes e a Tradição da Agricultura Catarinense

Ela compartilha sua história: “A gente sempre morou no campo. Comecei a trabalhar com as cuias de chimarrão, que é minha atividade, há uns onze anos. Ajudava meu ex-marido na produção, plantávamos, colhíamos, e até hoje faço esse processo, lavo, lixo, o cliente vem aqui e a cuia está prontinha já.”

Soeli trabalha sozinha, realizando o plantio na lua minguante de agosto ou setembro, no mais tardar em outubro, além de cuidar das cuias, que encantam os turistas que visitam a região e exploram propriedades como a dela, que fazem parte da rota turística.

Assim como Soeli, milhares de produtores catarinenses em mais de 180 mil estabelecimentos rurais cultivam diversas culturas em todo o estado. Segundo o último Censo Agro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 58,8% desses estabelecimentos têm a maior parte de sua receita proveniente de atividades agropecuárias, enquanto em 79,6% a finalidade principal é a comercialização da produção, e em 20,4% a produção destina-se ao consumo próprio dos produtores e de suas famílias.

Santa Catarina se destaca como um dos principais produtores agropecuários do Brasil, liderando o ranking na criação de suínos, com 28% da produção nacional, e ocupando o segundo lugar na produção de frangos, com 13%. Além disso, o estado ocupa a quarta posição nacional na produção de leite e a sexta na produção de mel.

Rogério Goulart, pesquisador do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), destaca o desempenho notável nas lavouras, incluindo o primeiro lugar na produção de maçã (54%) e cebola (29%). Além disso, Santa Catarina está em segundo lugar na cultura do arroz, fumo e palmito, terceiro na de trigo, erva-mate, alho, maracujá e pêssego, quarto em banana, quinto em uva, sétimo em batata e tomate, oitavo em feijão e milho, e décimo primeiro em soja.

Em 2022, a agropecuária catarinense gerou um valor da produção agropecuária (VPA) estimado em R$ 61,4 bilhões, representando um aumento de 13,8% em relação a 2021, de acordo com dados da Epagri. Entre 2020 e 2021, o VPA agropecuário estadual teve uma variação impressionante de 35,4%. Santa Catarina continua a se destacar como um importante polo de produção agrícola e pecuária no cenário nacional.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo