No Dia dos Povos Indígenas, MPSC vai à Aldeia Pinhalzinho levar informação e promover cidadania
O objetivo do Projeto Impactar, da Promotoria de Justiça de São Domingos, é aproximar o Ministério Público de Santa Catarina das comunidades vulneráveis da região.A segunda ação do Projeto Impactar, desenvolvido pela Promotoria de Justiça da Comarca de São Domingos, ocorreu nesta quarta-feira (19/4), Dia Dos Povos Indígenas, na Aldeia Pinhalzinho, em Ipuaçu. O objetivo do programa é aproximar o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) das comunidades consideradas vulneráveis abrangidas pela Promotoria de Justiça.
Durante o encontro, a Promotora de Justiça Andréia Tonin, responsável pelo projeto, falou para a comunidade sobre a atuação e o trabalho do Ministério Público, além de explicar, de forma específica, alguns crimes, como tráfico de drogas, estupro e violência doméstica. “O Projeto Impactar tem a finalidade de levar informação e diminuir as barreiras de acesso aos órgãos públicos. O MPSC é a principal ferramenta, um dos principais órgãos públicos, que o cidadão tem para buscar os seus direitos”, disse.O cacique Osmar Barbosa, que também articulou essa segunda ação junto com a Promotoria de Justiça da Comarca, enfatizou que a proximidade com o Ministério Público estadual é muito positiva. “Para nós é muito importante ter uma Promotora de Justiça mais perto e participante, dando esse apoio para as lideranças, auxiliando nos encaminhamentos de que precisamos. Esperamos tirar muito proveito desses encontros”, destacou.
A Promotora de Justiça relata estar feliz com o resultado dessa segunda ação do Projeto Impactar. “Ficamos surpresos, porque esta é uma comunidade menor que a anterior, mas fomos agraciados com a presença de muitas pessoas tanto para assistir a nossas falas quanto para os atendimentos disponíveis. Percebemos que o Projeto Impactar está cumprindo seu papel, trazendo informações e diminuindo barreiras. Com esse público, demonstra que a informação tem sido disseminada em toda a comunidade “, finalizou a Promotora de Justiça. O evento contou com a parceria do Poder Judiciário, com servidor disponível para tirar dúvidas dos cidadãos, e também da Prefeitura de Ipuaçu, por meio das Secretarias de Saúde e Assistência Social, que ofertaram atendimento e orientações básicas, além de vacinação para crianças e adultos. Ainda houve o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, com a presença de três advogadas para auxiliar a comunidade com questões jurídicas. A Epagri e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) também participaram da ação.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC – Correspondente Regional em Chapecó