Servidores das secretarias de Segurança Pública, Saúde, Educação e Assistência Social de Palhoça participam de curso sobre autismo
Prefeitura

Servidores participam de curso sobre autismo

Servidores das secretarias de Segurança Pública, Saúde, Educação e Assistência Social de Palhoça participaram do curso “Treinamento de capacitação e qualificação ao atendimento e abordagem aos portadores de transtorno do espectro autista (TEA)”, na manhã desta terça-feira (12), no auditório do bloco G do campus da UniSul na Pedra Branca.

Organizado pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, o curso foi ministrado pelo tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, da Polícia Militar de Santa Catarina, e pela presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião, Ana Paula Muller.

“Nós entendemos que é uma necessidade para os nossos servidores aprenderem como abordar um cidadão que tenha diagnóstico de TEA, e esse treinamento será muito útil para que os servidores possam entender as peculiaridades desse tipo de abordagem”, comentou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia, que participou do evento. “Este evento é muito importante. Vivemos um momento em que precisamos de muito conhecimento e muita informação para podermos lidar com os fatores que envolvem, principalmente, a criança com autismo. Temos feito um trabalho muito intenso nas últimas semanas, junto às secretarias de Saúde e Educação e à Fundação Municipal de Esporte e Cultura, para podermos, em parceria com a UniSul, abrir nosso Centro de Atendimento Especializado em Autismo, com todos os profissionais, de todas as especialidades necessárias para fazer o diagnóstico e dar os encaminhamentos necessários”, projetou o prefeito Eduardo.

Além dos servidores, receberam o treinamento profissionais da Guarda Municipal de Palhoça, do Corpo de Bombeiros e das polícias Civil e Militar.

O curso abordou conceitos sobre o autismo, direitos dos autistas e como realizar a abordagem de pessoas com TEA.

A presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista de Blumenau e Microrregião, Ana Paula Muller, falou sobre os aspectos clínicos do autismo e como se identifica uma pessoa com TEA. “Eu falei sobre o que é o autismo, alguns sintomas, o que pode chamar mais a atenção, o que é mais importante no dia a dia”, destacou a palestrante. Ana Paula observou que servidores públicos, policiais, bombeiros, podem enfrentar dificuldades em se comunicar com um autista, e mostrou qual seria a melhor forma de estabelecer essa comunicação. “Os estímulos que ele vai receber, na escola, na rua, o som, as luzes, tudo isso pode sobrecarregar o sistema sensorial dele e pode desencadear crises de ansiedade”, explicou.

O tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, que tem um filho autista, falou sobre os aspectos legais e também sobre a forma correta de abordagem de uma pessoa com TEA. “Existe um estatuto dos autistas”, revelou o tenente-coronel. Para efeitos legais, os autistas são considerados pessoas com deficiência. De acordo com a Lei 12.764/12, é direito da pessoa com TEA o acesso a ações e serviços de saúde, incluindo identificação precoce, atendimento multiprofissional, terapia nutricional, medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no tratamento. “Mostramos, na prática, os erros que podemos cometer em uma abordagem e que não gostaríamos que cometessem com nossos filhos”, mostrou, referindo-se à parte da palestra que mostra como deve ser a abordagem correta a uma pessoa com TEA.

Autismo

No dia 2 de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A data, criada em 2008 pela Organização das Nações Unidas (ONU), chama a atenção para a importância de conhecer e tratar o transtorno, que atinge mais de 70 milhões de pessoas no mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

O TEA envolve atrasos e comprometimentos do desenvolvimento, seja na linguagem ou no comportamento social. Os sintomas podem ser emocionais, cognitivos, motores ou sensoriais.

Fonte: Prefeitura da Palhoça

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo